sábado, junho 19, 2010

de DOSTOIEVSKI

"Nada apavora mais o homem do
que aquilo que muda seus hábitos".

"Durante toda a vida, eu não podia sequer conceber em meu íntimo outro amor, e cheguei a tal ponto que, agora, chego a pensar por vezes que o amor consiste justamente no direito que o objeto amado voluntariamente nos concede de exercer tirania sobre ele."

Nada no mundo é mais duro de falar que a verdade e nada é mais cômodo que a lisonja. Se há um centésimo de falsidade na verdade, isso acarreta discórdia e confusão; porém, se tudo é falso na lisonja, esta é agradável e ouvida com satisfação.

"Algumas coisas não devem ser contadas, exceto aos amigos;
outras coisas não devem ser contadas mesmo aos amigos;
finalmente, existem coisas que não se contam nem a si mesmo."

``Aquele que mente para si mesmo e dá ouvidos a própria mentira, chega a tal ponto que se torna incapaz de discernir a verdade''

Zózima-Irmãos Karamazov

"Se o mundo é mesmo assim tão parecido com o que vejo
Prefiro acreditar em um mundo do meu jeito
E vc estava esperando voar,mas como chegar até
as nuvens com os pés no chão..."

O Idiota

"Há homens que nunca mataram e que, no entanto, são piores que os que mataram seis pessoas."

"Mas o tempo fluia e dei em me habituar gradualmente. À medida que os dias passavam, as realidades cotidianas iam me irritando menos. Os meus olhos, por assim dizer, se iam habituando aos acontecimentos, ao ambiente e aos homens. Afazer-me àquela vida me era evidentemente impossível, mas já era tempo de criar uma resignação reflexiva. (...) Eu sentia que, quanto a mim, só o trabalho me salvaria, poupando minha saúde e meu corpo às influências dum pessimismo atroz."

* [...] A princípio, deixaram cair a sua lágrima; depois, com o tempo, veio o hábito. O homem é patife, conforma-se com tudo.

* Aquele que tem consciência sofre reconhecendo o seu erro. É o castigo - independentemente da prisão.

* As coisas mais insignificantes têm às vezes maior importância.

Os Demônios
"A vida é dor, a vida é medo, e o homem é um infeliz. Hoje tudo é dor e medo. Hoje o homem ama a vida porque ama a dor e o medo. Haverá um novo homem, feliz e altivo. Aquele para quem for indiferente viver ou não viver será o novo homem. Quem vencer a dor e o medo, esse mesmo será Deus. E o outro Deus não existirá. (...) Quem vencer a dor e o medo se tornará Deus. Então haverá uma nova vida, então haverá um novo homem, tudo novo... Então a história será dividida em duas partes: do gorila à destruição de Deus e da destruição de Deus.. (...) à mudança física da terra e do homem. O Homem será Deus e mudará fisicamente. O mundo mudará, e as coisas mudarão, e mudarão os pensamentos e todos os sentidos."

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial