terça-feira, setembro 15, 2009

guimarães rosa

"Mas, para ele, aproximar-se dali estava sendo talvez trocar o repensado contracurso de uma dúvida, pelo azado desatinozinho que o destino quer "

"A vida é etcétra."

"...a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que hão de haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça, para o total."


"Eu sou é eu mesmo, divêrjo de todo mundo. Eu quase que não sei de nada, mas desconfio de muita coisa."

"O que o medo é: um produzido dentro da gente, um depositado; e que às horas se mexe, sacoleja, a gente pensa que é por causas: por isto ou por aquilo, coisas que só estão é fornecendo espelho. A vida é para esse sarro de medo se destruir;..."

"A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que, e desde aí perde o poder de continuação - porque a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada."

"O mal ou o bem, estão é em quem faz; não é no efeito que dão."

"...Quem mói no asp'ro não fantasêia."

"Mestre é aquele que às vezes aprende".

"Que vontade era de por os meus dedos, de leve, o leve, nos meigos olhos dele, ocultando, para não ter de tolerar, de ver assim o chamado, até que ponto esses olhos, sempre havendo aquela beleza verde, me adoecido, tão impossível..."(

"EU NÃO TENHO MEDO DA MORTE POIS SEI QUE VOU MORRER, MAIS TENHO MEDO DO AMOR FALSO QUE MATA SEM DEUS QUERER"

"Todo caminho da gente é resvaloso. Mas, também, cair não prejudica demais - a gente levanta, a gente sobe, a gente volta" G. Rosa

Mestre é aquele que de repente aprende.
"acho que, às vezes, é até com ajuda do ódio que se tem de uma pessoa que o amor tido a outra aumenta mais forte. Coração cresce de todo lado. Coração vige feito riacho colominhando por entre serras e varjas, matas e campinas. Coração mistura amores. Tudo cabe."

Hoje, eu penso, o senhor sabe: acho que o sentir da gente volteia, mas em certos modos, rodando em si mas por regras. O prazer muito vira medo, o medo vira ódio, o ódio vira esses desesperos? - desespero é bom que vire a maior tristeza, constante então para o um amor - quanta saudade... -; aí outra esperança já vem... Mas a brasinha de tudo, é só o mesmo carvão só.

...E amizade dada é amor

"O senhor sabe o que silêncio é? É a gente mesmo, demais."

"a colheita é junto, o capinar é sozinho."

Para mim mesmo, sou anônimo; o mais fundo de meus pensamentos não entende minhas palavras: só sabemos de nós mesmos com muita confusão. (Tutaméia – Se eu seria personagem)

”Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria...Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinha... Essa – a alegria que Ele quer...” (Noites do sertão – Buriti)Merece de gente aproveitar, o que vem e que se pode, o bom da vida é só de chuvisco... (Noites do sertão – Buriti

"A vida da gente nunca tem termo real."

Só o amor em linhas gerais infunde simpatia e sentido à história, sobre cujo fim vogam inexatidões, convindo se componham; o amor e seu milhão de significado.
(Tutaméia - Palhaço da boca verde)

"E, o que era que eu queria? Ah, acho que não queria mesmo nada, de tanto que eu queria só tudo. Uma coisa, a coisa, esta coisa: eu somente queria era - ficar sendo!"

"Foram infelizes e felizes, misturadamente."

"Contudo, e felizes, alguma outra coisa se agitava neles, confusa - assim rosa-amor-espinhos-saudade"

O que a vida quer da gente é coragem. o que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser feliz, a mais, no meio da alegria e inda mais feliz ainda no meio da tristeza. So assim, de repente, na horinha em que se quer, de proposio - por coragem.

Vida é sorte perigosa
passada na obrigação
toda noite é rio-abaixo
todo dia é escuridão...

"Sempre sei, realmente. Só o que eu quis, todo o tempo, e o que pelejei para achar, era uma só coisa - a inteira - cujo significado e vislumbrado dela eu vejo que sempre tive. A que era: que existe uma receita, norma dum caminho certo, estreito, de cada uma pessoa viver - e essa norma cada um tem - mas a gente mesmo, no comum, não sabe encontrar; como é que sozinho, por si, alguém ia poder encontrar e saber? Mas, esse norteado, tem. Se não, a vida de todos ficava sempre o confuso dessa doideira que é. E que: para cada dia, cada hora, só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa."

GSV, pg 308 na Aguilar

Qual quer amor já é um pouquinho de saúde e um descanso na loucura.

"Mestre nao e aquele que ensina mas aquele que de repente aprende "


quando a gente dorme vira de tudo:vira pedra, vira flor"

Fiz o caminho. Sem tomar direção, sem saber do caminho.
Pé por pé, pé por si. Deixei que o caminho me escolha.
Na travessia, só silêncio. O nenhuns-nada.
O alegre, mesmo, era a gente viver devagarinho, miudinho,
não se importando demais com coisa nenhuma.
Nessa estrada, salvou-me a palavra”.


"a natureza da gente é segundas e sábados"


"A gente troca de sombra, por volta dos quarenta, quando alma e corpo revezam o jeito de se compenetrar".

"Infelicidade é questão de prefixo. Manejava a tristeza animal, provisória e perturbável. Viver é um rasgar-se e remendar-se". (do conto João porém, o criador de perus).

"Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa. O senhor concedendo, eu digo: para pensar longe, sou cão mestre - o senhor solte em minha frente uma idéia ligeira, e eu rastreio essa por fundo de todos os matos, amém!"

"- Queria perguntar uma coisa...
- Pergunte, Maria Irma.
- Não, não sou curiosa.
- Então, eu sei o que é...
- Então?
- É a respeito... Bem, é sobre... Você quer saber se eu deixei algum amor, a esperar por mim?
- Se deixou, ou não, não me interessa...
- Então, por que você quis perguntar, prima?
- E por que foi que você adivinhou a pergunta, primo?"

( De minha gente)

"Aí, tomou uma carinha feliz, falou na mãe, apertou nos dedos a medalhinha de Nossa Senhora das Dores, morreu e foi para o Céu"


Só aos poucos é que o escuro fica claro"

2 Comentários:

Blogger sino disse...

lara, to precisando de ajuda com origens de citação de Guimaraes Rosa que não consigo achar. poderias me prestar consultoria caritativa?

abs.

6:13 PM

 
Blogger Lara. disse...

Quais são as citações ?

9:25 PM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial