terça-feira, setembro 15, 2009

GR

"A gente - essas tristezas"

"- Dito, eu às vezes tenho uma saudade de uma coisa que eu não sei o que é, nem de donde, me afrontando...
- Deve de não, Miguilim, descarece. Fica todo olhando para a tristeza não"

"Miguilim estava chorando simples, não era medo de remédio, não era nada, era só a diferença toda das coisas da vida"

"- Dito, mesmo você acha, eu sou bobo de verdade?
- É não, Miguilim, de jeito nenhum. Isso mesmo que não é. Você tem juízo por outros lados..."

"Todos os dias que depois vieram, eram tempo de doer. Miguilim tinha sido arrancado de uma porção de coisas, e estava no mesmo lugar. Quando chegava o poder de chorar, era até bom - enquanto estava chorando, parecia que a alma toda se sacudia, misturando ao vivo todas as lembranças, as mais novas e as muito antigas"

"Medo de morrer, tinha; mesmo a vida sendo triste"

"No Dito, pensava sempre. Mas, mesmo quando não estava pensando conseguido, dentro dele parava uma tristeza: tristeza calada, completa, comum das coisas quando as pessoas foram embora"

"Alegre era a gente viver devagarzinho, miudinho, não se importando demais com coisa nenhuma"

"ah, o tempo é o mágico de todas as traições"

"Mãe, mas por que é, então, para que é, que acontece tudo?!"

"Mas eu fui sempre um fugidor. Ao que fugi até da precisão de fuga".

"Eu não escrevo difícil, eu sei o nome das coisas."

Isso, mas totalmente; às vêzes."

Melhor é trabalhar no domingo que roubar na segunda.Manuelzão

"Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniães...


no seu destinozinho de chão é que a árvore abre tantos braços."

Uma coisa é por idéias arranjadas, outra é lidar com país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias..."

"Sou, porém, positivo, um racional, piso o chão a pés e patas" (O Espelho, Primeiras Estórias)

"Muita religião, seu moço! Eu cá, não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio... Uma só, para mim é pouca, talvez não me chegue. Rezo cristão, católico, embrenho a certo; e aceito as preces de compadre meu Quelemém, doutrina dele, de Cardéque. mas, quando posso, vou no Mindubim, onde um Matias é crente, metodista: a gente se acusa de pecador, l~e alto a Bíblia, e ora, cantando hinos belos deles. Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sobrainha me refresca. mas é só muito provisório. Eu queria rezar - o tempo todo".



"TUDO É E NÃO É"

Viver é arriscoso!

"Todo mundo tem a sua hora e a sua vez"

Viver — não é? — é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver mesmo.

"A distância aproxima de nós as coisas, as pessoas e os lugares ausentes!"

"Amigo, pra mim, é só isso: a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isso, quase; e os todos sacrifícios. Ou amigo é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."

"Quando coração está mandando, todo tempo é tempo."
(A hora e vez de Augusto Matraga)

"Parente não é o escolhido - é o demarcado. Mas, por cativa em seu destinozinho de chão, é que a árvore abre tantos braços." João Guimarães Rosa.

nenhum, nenhuma
ela não poderia mais ser comparada.

"O amor é vaga, indecisa palavra"

Sim , o vagalume, sim , era lindo!-tão pequenininho, no ar, um instante só, alto, distante, indo-se.Era, outra vez em quando, a Alegria.

"A gente sempre, em lugar de só querer ver a verdade exata com intuito de julgar direito, acaba mais é cometendo injustiças por falta de ternura e caridade". O IDIOTA - DOSTOIEVSKI

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial