segunda-feira, outubro 30, 2006

"Se tudo existe é porque sou. Mas por que esse mal estar? É porque não estou vivendo do único modo que existe para cada um de se viver e nem sei qual é. Desconfortável. Não me sinto bem. Não sei o que é que há. Mas alguma coisa está errada e dá mal estar. No entanto estou sendo franca e meu jogo é limpo. Abro o jogo. Só não conto os fatos de minha vida: sou secreta por natureza. O que há então? Só sei que não quero a impostura. Recuso-me. Eu me aprofundei mas não acredito em mim porque meu pensamento é inventado. "

"Estou triste. Um mal-estar que vem do êxtase não caber na vida dos dias."


''A um certo modo de olhar, a um jeito de dar a mão, nós nos reconhecemos, e a isto chamamos Amor.''

“A vida me fez de vez em quando pertencer, como se fosse para me dar a medida do que eu perco não pertencendo. E então eu soube: pertencer é viver. Experimentei-o com a sede de quem está no deserto e bebe sôfrego os últimos goles de água de um cantil. E depois a sede volta e é no deserto mesmo que caminho”.

"Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois?
Dificílimo contar: olhei para você fixamente por uns instantes.
Tais momentos são o meu segredo."

"Estou absolutamente cansado de literatura; só a mudez me faz companhia. Se ainda escrevo é porque nada mais tenho a fazer no mundo enquanto espero a morte..."

"eu estava vivendo a pré-história de um futuro"

"o deserto tem uma umidade que é preciso encontrar de novo"

"não sou adulta bastante para saber usar uma verdade sem me destruir"

"só temos de Deus o que cabe em nós"

"viver me deixa tão impressionada, viver me tira o sono"

"eu quero a atualidade sem enfeitá-la com um futuro que o redima, nem com uma esperança"

"Comigo você falará sua alma toda, mesmo em silêncio. Eu falarei um dia minha alma toda, e nós não nos esgotaremos porque a alma é infinita. E além disso temos dois corpos que nos será um prazer alegre, mudo, profundo". (Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres).

"Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva. É que você só sabe, ou sabia, estar viva através da dor.É. E não sabe como estar viva através do prazer? Quase que já. Era isso o que eu queria te dizer".
(Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres)

"Ela apaziguara tão bem a vida, cuidara tanto para que esta não explodisse. Mantinha tudo em serena compreensão, separava uma pessoa das outras, as roupas eram claramente feitas para serem usadas e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite - tudo feito de modo a que um dia se seguisse ao outro. E um cego mascando goma despedaçava tudo isso. E através da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de náusea doce, até a boca."

"na queda ridícula as asas de um anjo quebrei"...

“Terei que correr o sagrado risco do acaso. E substituirei o destino pela probabilidade."

"Quem olha um espelho conseguindo ao mesmo tempo isenção de si mesmo, quem consegue vê-lo sem se ver,quem entende que a sua profundidade é ele ser vazio,quem caminha para dentro de seu espaço transparente sem deixar nele o vestígio da própria imagem - então percebeu o seu mistério."

"amor será dar ao outro a própria solidão? Pois é a coisa mais última que se pode dar de si".

"Toda revelação de amor é uma revelação de carência. Bem aventurados sejam os pobres de espírito, pois deles é o dilacerante reino da vida."

¨Gastar a vida é usá-la ou não usa-la?!¨

"O que me atormenta é que tudo é por enquanto, nada é sempre"

"na sorveteria gatao o sorvete é bom porque tem gosto igual da cor "

"Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo aquilo que sua vida exige. Parece uma vida amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma. Espero em Deus que você acredite em mim. Gostaria mesmo que você me visse e assistisse minha vida sem eu saber. Isso seria uma lição para mim. Ver o que pode suceder quando se pactua com a comodidade de alma. "

"Eu sou mais forte que eu"

"E EU QUE ESPERAVA FOGOS DE ARTIFÍCIO, ESQUECI QUE AS ESTRELAS NAO FAZEM BARULHO."

"o vazio, é o eco da alma."

Do livro "Pra Não dizer Adeus"
Silêncio. Preciso morrer. Já morri algumas vezes, á tempos que não. Às vezes é preciso, é preciso morrer para viver. Ando com saudade de Deus.

"Que música belíssima ouço no fundo de mim. É feita de traços geométricos se entrecruzando no ar. É música de câmara. Música de câmara é sem melodia. E modo de expressar o silêncio. O que te escrevo é de câmara."

"Expulsa de seus próprios dias, parecia-lhe que as pessoas da rua eram periclitantes, que se mantinham por um mínimo equilíbrio à tona da escuridão — e por um momento a falta de sentido deixava-as tão livres que elas não sabiam para onde ir."

"O que te falo nunca é o que te falo e sim outra coisa".

"... e eu estava só sem precisar de ninguém. É dificil porque preciso repartir contigo o que sinto. O mar calmo, mas a espreita e em suspeita. Como se tal calma não pudesse durar. Algo está sempre por acontecer. O imprevisto improvisado e fatal me fascina. Já entrei contigo em comunicação tão forte que deixei de existir sendo. Você tornou-se um eu. É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o encontro real entre nós dois? Difícil contar... olhei pra você fixamente por alguns instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita." Água viva

O espaço rodeado por quatro parees tem um alor específico, provocado não tanto pelo fato de ser espaço, mas pelo fato de estar rodeado por paredes

Corro perigo como toda pessoa que vive. E a única coisa que me espera é exatamente o inesperado."

"E não tenho medo do fracasso. Que o fracasso me aniquile, quero a glória de cair."


"o que eu te falo nunca é o que eu te falo, e sim outra coisa. Capta essa coisa que me escapa e no entanto vivo dela a tona de brilhante escuridão"

" Bem tranqüila, Lóri,vá bem tranqüila. Mas cuidado.É melhor não falar, não me dizer. Há um grande silêncio dentro de mim. E esse silêncio tem sido a fonte de minhas palavras. E do silêncio tem vindo o que é mais precioso que tudo: o próprio silêncio. Por quê é que você olha tão demoradamente cada pessoa?"

... o melhor sinal de se estar no caminho certo é não ficar aflito por não entender..

"Oh, não se assuste, as vezes, a gente mata por amor, mas eu juro que um dia a gente esquece, juro"

"Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristezas para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz."

''Mas parece-me que sua vida era uma longa meditação sobre o nada. Só que precisava dos outros para crer em si mesma, senão se perderia nos sussecivos e redondos vácuos que havia nela...''

"Só uma coisa eu sei: não preciso ter piedade de Deus"

"Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero. E agora só quereria ter o que eu tivesse sido e não fui."

"Eles se fitavam profundos, entregues, ausentes do Grajaú. Mais um instante e o suspenso sonho se quebraria, cedendo talvez à gravidade com que se pediam. Mas ambos eram comprometidos. Ela com sua infância impossível, o centro da inocência que só se abriria quando ela fosse uma mulher. Ele, com sua natureza aprisionada".

"O cacto é cheio de raiva com os dedos todos retorcidos e é impossível acarinhá-lo. Ele te odeia em cada espinho espetado porque dói-lhe no corpo esse mesmo espinho cuja primeira espetada foi na sua própria grossa carne. Mas pode-se cortá-lo em pedaços e chupar-lhe a áspera seiva: leite de mãe severa."

"Com Deus a gente também pode abrir caminho pela violência. Ele mesmo quando precisa mais especialmente de um de nós, Ele nos escolhe e nos violenta."

"Só quem guarda as armas a chave é quem receia atirar sobre todos."

"Onde aprender a odiar para não morrer de amor?"

2 Comentários:

Blogger Flavia disse...

Linda sua seleção de Clarice!

4:12 AM

 
Blogger Sol Maria Rodrigues disse...

Lara,
que bom que achei a Terra do Nunca!
Solineide

6:44 AM

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial