segunda-feira, outubro 30, 2006

"Preciso ter paciência porque sou vários caminhos, inclusive o beco sem saída" (UM SOPRO DE VIDA)

"Minha liberdade pequena e enquadrada me une à liberdade do mundo - mas o que é uma janela senão o ar emoldurado por esquadrias?" (ÁGUA VIVA)

"As pequenas violências nos salvam das grandes" (UMA APRENDIZAGEM...)

(...) "Talvez porque eu seja infeliz, medo de se aproximar. Talvez seja isso: medo de ter que sofrer também..."

"Mas o sonho é mais completo que a realidade, esta me afoga na inconsciência."

"Teu segredo é tão parecido contigo que nada me revela além do que já sei. E sei tão pouco como se o teu enigma fosse eu. Assim como tu és o meu."

"Estou viva. Mas sinto que ainda não alcancei os meus limites, fronteiras com o quê? sem fronteiras, a aventura da liberdade perigosa. Mas arrisco, vivo arriscando."

Posso dizer tudo?
-Pode.
-Você compreenderia?
-Compreenderia. Eu sei muito pouco. Mas tenho a meu favor tudo o que não sei e, por ser um campo virgem, está livre de preconceitos. Tudo o que não sei é a minha parte maior e melhor; é a minha largueza. É com ela que compreenderia tudo. Tudo que não sei é que constitui a minha verdade.
(Clarice Lispector)

Sinto-me espalhada no ar, pensando dentro das criaturas, vivendo nas coisas além de mim mesma. Quando me surpreendo ao espelho não me assusto porque me ache feia ou bonita. É que me descubro de outra qualidade. Depois de não me ver há muito quase esqueço que sou humana, esqueço meu passado e sou com a mesma libertação de fim e de consciência quanto uma coisa apenas viva. Também me surpreendo, os olhos abertos para o espelho pálido, de que haja tanta coisa em mim além do conhecido, tanta coisa sempre silenciosa.

"Você erra com uma força que não se pode deter...Acho mesmo que errar com essa violência é mais bonito que acertar(...) é como ser um herói..."( O Lustre)

"Talvez quem me faz sofrer precisa que eu sofra."

'As pitangas, por exemplo, são elas mesmas que pedem para ser colhidas, em vez de amadurecer e morrer no galho, virgens." (Cem anos de perdão)

"Tenho várias caras. Uma é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo."

"Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária"

"Se eu fosse eu...o que eu seria?"

"A violeta é introvertida e sua introspecção é profunda. Dizem que se esconde por modéstia. Não é. Esconde-se para poder captar o próprio segredo. Seu quase-não-perfume é glória abafada mas exige da gente que o busque. Não grita nunca seu perfume. Violeta diz levezas que não se podem dizer."

“É necessário um grau de cegueira para enxergar determinadas coisas. É talvez essa a marca do artista. Mas, exatamente aquelas coisas escapam à luz acesa. Na escuridão tornam-se fosforescentes.”

"Todos os dias, quando acordo, vou correndo tirar a poeira da palavra amor."

"A esperança não é para amanhã. A esperança é este instante. Precisa-se dar outro nome a certo tipo de esperança porque esta palavra significa, sobretudo, espera. E a esperança é já."

“ Mas ninguém pode me dar a mão para eu sair: tenho que usar a grande força, e no pesadelo em arranco súbito caio enfim de bruços no lado de cá. Deixo-me ficar jogada no chão agreste,exausta, o coração ainda pula doido, respiro ás golfadas. Estou a salvo?enxugo a testa molhada. Ergo-me devagar tento dar os primeiros passo de uma convalescença fraca, estou conseguindo me equilibrar.”

"(...)pois estou infinitamente maior que eu mesma, e não me alcanço."

"...E A RESPIRAÇÃO CONTÍNUA DO MUNDO É AQUILO QUE OUVIMOS E CHAMAMOS DE SILÊNCIO."

"A estrutura do átomo não é vista, mas sabe-se dela. Eu sei de muita coisa que não vi...e vós também. Não se pode provar a existência do que é mais verdadeiro. O jeito é acreditar...acreditar chorando."

"Quero saber o que mais, ao perder, eu ganhei. Por enquanto não sei: só ao me reviver é que vou viver."

"E tão lentos somos no avançar que só a impaciência do desejo nos deu a ilusão de que o tempo de uma vida é tempo bastante"

"Escrevo porque não sei o que fazer de mim" (C.L. em Um sopro de vida)

"o inatingível é sempre azul" (cosmonautas na terra em "a descoberta do mundo")

"Como se explica que o meu maior medo seja exatamente o de ir vivendo o que for sendo? Como é que se explica que eu não tolere ver, só porque a vida não é o que eu pensava e sim outra - como se antes eu tivesse sabido o que era!"

"Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil. É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda. E é também porque sempre fui de brigar muito, meu modo é brigando. É porque sempre tento chegar pelo meu modo. É porque ainda não sei ceder. É porque no fundo eu quero amar o que eu amaria - e não o que é. É porque ainda não sou eu mesma, e então o castigo é amar um mundo que não é ele." Perdoando Deus in "Felicidade Clandestina"

"Quem não é perdido não conhece a libardade e não ama"

"Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca. E tudo isso ganhei ao deixar de te amar."
AGUA VIVA

Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros ."

'Sou inquieta, ciumenta, áspera e desesperançosa. Embora amor dentro de mim eu tenha. Só que eu não sei usar amor; ás vezes parece farpas. Se tanto amor dentro de mim recibi e continuo inquieta e infeliz, é porque preciso que Deus venha. Venha antes que seja tarde demais'

Morrer deve ser assim: por algum motivo estar-se tão cansado que só o sono da morte compensa. Morrer às vezes parece um egoísmo. Mas quem morre às vezes precisa muito.
Será que morrer é o último prazer terreno?

...pode-se perguntar por que e sempre continuar sem resposta: será que consigo me entregar ao expectante silêncio que se segue a uma pergunta se resposta? embora adivinhe que em algum lugar ou em algum tempo existe a grande resposta para mim'.

"A invenção do hoje é meu único meio de instaurar o futuro."

" Estou felizmente mais doida. E minha ignorância aumenta. A diferença entre o doido e o não-doido é que o não-doido não diz nem faz as coisas que pensa."

"SINTO QUE EM BREVE NOS SEPARAREMOS, TAL A SAUDADE QUE SINTO DE TI. "

"O casamento é o fim, depois de me casar nada mais poderá me acontecer .Imagine: Ter sempre um a pessoa ao lado , não conhecer a solidão._ Meu Deus!_ não conhecer nunca,nunca. E ser uma mulher casada, quer dizer uma pessoa com destino traçado. Daí em diante é só esperar pela morte. Eu pensava: nem a liberdade de ser infeliz se conserva porque se arrasta consigo outra pessoa. Há sempre alguém que sempre a observa, que a perscruta, que acompanha todos o seus movimentos. E mesmo o cansaço da vida tem certa beleza quando é suportado sozinha e desesperada_ eu pensava. Mas a dois, comendo diariamente o mesmo pão sem sal, assistindo á própria derrota na derrota do outro... Isso sem contar o peso dos hábitos refletidos nos hábitos do outro, o peso do leito comum, da mesa comum, da vida comum, preparando e ameaçando a morte comum, eu sempre dizia nunca. "

"sentou-se no banco de um atalho e ali ficou muito tempo. A vastidão parecia acalmá-la, o silêncio regulava sua respiração. Ela adormecia dentro de si."

"E por um instante a vida sadia que levara até agora pareceu-lhe um modo moralmente louco de viver. "

"seu coração se enchera com a pior vontade de viver."

"segurou a mão da mulher, levando-a consigo sem olhar para trás, afastando-a do perigo de viver."

"De repente as coisas não precisam mais fazer sentido. Satisfaço-me em ser. Tu és? Tenho certeza que sim. O não sentido das coisas me faz ter um sorriso de complacência. De certo tudo deve estar sendo o que é"

"Nao gosto tanto de mim a ponto de gostar das coisas de que gosto.
Amo mais o que quero do que a mim mesmo".




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial